top of page
Sobre o evento:
O I ENCONTRO DE LITERATURA DE AUTORIA FEMININA é um evento acadêmico, organizado por pesquisadores docentes e discentes do Grupo de Pesquisa “Travessias e Feminismo(s): estudos identitários na autoria feminina” do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (PPG-Letras), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
O evento pretende oferecer reflexões oriundas dos debates suscitados durante as reuniões promovidas pelo referido Grupo, bem como o desenvolvimento de trabalhos, pesquisas e atividades acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento que privilegiam a discussão sobre a crítica literária feminista a partir da segunda metade do século XX. Torna-se necessário, portanto, a tarefa de aproximação de pesquisadores que promovam a discussão da representação, da ressignificação e da pluralidade da escrita feminina, tomada como objeto de investigação nesse encontro. Para tanto, é imprescindível o debate sobre essa produção tangenciando, inserindo e incluindo abordagens teóricas e diálogos sobre o corpo, a alteridade, a etnia, a violência, a exclusão, a opressão, a subversão, a inserção e a resistência. Ao desestabilizar o arranjo do controle social patriarcal, a mulher problematiza a representação da identidade e da subjetividade, tanto no desenvolvimento da escrita de si quanto na construção múltipla do seu papel feminino que sofre experiências de intervenções, no tempo e no espaço, culminando e motivando as reflexões aqui propostas. Dessa forma, espera-se ampliar a discussão em torno da grande incidência de questões no que concerne à mulher e, essencialmente, à escrita de autoria feminina.
Grupo de Pesquisa Travessias e Feminismo(s): estudos identitários na autoria feminina - UFJF
Sobre o Grupo de Pesquisa:
O Grupo de Estudo Travessias e Feminismos investiga a produção literária de autoria feminina que prioriza as reflexões sobre questões de gênero, em torno do qual tantas polêmicas e considerações têm sido feitas na contemporaneidade. Esse feminino é multifacetado, heterogêneo e fragmentado. São escritoras cujas identidades estão marcadas não apenas pela especificidade do gênero a que pertencem, mas por inúmeras outras características, como classe, raça, instrução e meio ambiente, que, somados, constituem-lhes a totalidade escorregadia e provisória, de todas e de cada uma, em cujo nome a crítica literária fala sem, muitas vezes, considerar todas as suas matizes.
Visite nosso Blog Travessias e Feminismo(s).
Grupo de Pesquisa Travessias e Feminismo(s): estudos identitários na autoria feminina - UFJF
bottom of page